sexta-feira, 22 de julho de 2011

Da Cor, Da Raça, Nação Mulher – Evento homenageia mulher negra no Rio de Janeiro



O Rio de Janeiro recebe entre os dias 21 e 25 de Julho um evento que será a maior e mais completa manifestação cultural afro-brasileira no Ano Internacional dos Afro-Descendentes. Da Cor, Da Raça, Nação Mulher brinda os cariocas com cinco dias de programação no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Saúde, comemorando o dia 25 de Julho, reconhecido como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

A data traz implícita a celebração da força da mulher através do exemplo das primeiras negras do Brasil que, mesmo oprimidas após sua libertação, venceram e superaram todas as barreiras impostas a elas, criando alicerces para uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Todas as manifestações artísticas referentes ao universo feminino estarão presentes no evento, que tem a missão de congraçar o povo brasileiro e toda sua diversidade. “É na força dos nossos maiores expoentes culturais que buscamos inspiração pra continuar lutando por nossos ideais e sonhos. Nesse cenário, a mulher negra tem fundamental importância enquanto força de resistência e cultura”, explica Rose de Oliveira, organizadora do evento.

Separado por áreas temáticas, o espaço conta com um palco para os shows musicais, desfiles e demais espetáculos, um ambiente para a realização de palestras voltadas para o debate de questões atuais da população afro-descendente, a exposição de um mercado de moda afro-brasileira com 10 grifes e uma área reservada para a gastronomia típica.

O grupo Revelação faz a abertura dos shows no dia 21 de Julho, e entre as atrações musicais estão confirmados incensados nomes da música nacional como Alcione, Reinaldo, Nilze Carvalho, Melanina Carioca, Grupo Balacobaco, Pegada de Preto, Só Damas, PraTu Bathê, Grupo Divino Dom e um grande Baile de Black Music com os DJ’s Corello, Orlando, Jeff, Kymbo e Bê Jones.

Mais do que celebrar a força ancestral da mulher negra latino-americana e caribenha, esse evento ratifica que é através de muita luta, perseverança e atitude que a população afro-descendente segue criando seus caminhos e rompendo barreiras.

Mais informações e cronograma em: http://www.fashionbubbles.com/arte-e-cultura/da-cor-da-raca-nacao-mulher-evento-homenageia-mulher-negra-no-rio-de-janeiro/

Nenhum comentário: