segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Escadaria Selarón...Show de bola!!!





Jorge Selarón
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Escadaria do Convento de Santa Tereza, no Rio de Janeiro
Detalhe da Escadaria do Convento de Santa Tereza.

Jorge Selarón (Chile, 1947) é um pintor e ceramista autodidata chileno radicado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Ele é o autor de muitas obras que decoram os bairros cariocas da Lapa e de Santa Tereza.

Passou por mais de cinquenta países até decidir que viveria no Brasil. Sua maior e mais conhecida obra está na Escadaria do Convento de Santa Tereza (também conhecida como Escadaria do Selarón), que liga o final da Rua Teotônio Regadas, no bairro da Lapa, ao Convento de Santa Tereza, no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. A escadaria teve, em 1994, por ocasião da copa do mundo de futebol de 1994, seus 215 degraus e 125 metros decorados com mais de 2 000 azulejos diferentes, provenientes de mais de sessenta países. Desde então, os azulejos são permanentemente trocados, utilizando-se de azulejos que são remetidos ao artista por fãs do mundo inteiro. Isso dá um caráter orgânico e mutante à obra.

Segundo o artista, ele só conseguiu se manter financeiramente e prosseguir com sua grande obra pintando e vendendo mais de 25 000 quadros, quase sempre com um tema motivado por um problema pessoal: o tema da mulher negra grávida.

A famosa escadaria já correu o mundo, ora como tema principal para reportagens de revistas e programas de televisão do mundo todo, ora servindo de palco para videoclipes, campanhas publicitárias e até para fotos de uma edição da revista Playboy estadunidense.

Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.

É por essas e outras que eu tenho orgulho de ser Chilena (também!) kkkkkkk

Tantos detalhes impressionantes que fica difícil de fixar os olhos num lugar só...mto lindo msm!!!

Parabéns Selarón!!!

Cláudia Cifuentes.
Angell_C

Nenhum comentário: