segunda-feira, 11 de julho de 2011

A História do Jeans – Compreenda a indústria da moda: da matéria-prima ao produto final / Parte1



Ao comprar uma roupa o consumidor nem imagina quantas etapas foram necessárias para se obter o produto final.

Tomemos como exemplo uma camisa de algodão 100% estampada em preto em fundo azul. O início do processo se dá na plantação do algodão, que depois de florir é colhido. A partir daí, esse algodão vai para a fiação onde as fibras vão ser limpas, paralelizadas e estiradas até formar um fio.

Esse fio vai formar um rolo de urdume que depois será tramado em um tear, construindo o tecido. É preciso deixar o tecido pronto em condições de uso, tarefa do beneficiamento, que trabalha de acordo com a orientação da confecção que dele fará uso. A solidez das cores depende dos corantes a serem escolhidos, que influenciam diretamente na qualidade do tingimento.

O tecido vai para a confecção, onde será costurado e onde serão utilizados complementos e aviamentos como zíperes linha, botões, entretelas, forros, etc…

Não se pode esquecer que esta camisa vai ser usada e necessariamente lavada por várias vezes. A manutenção desta roupa pode ficar a cargo de uma lavanderia, que muitas vezes é responsabilizada por danos para os quais o processo de lavagem não contribui, mas que paralelamente denuncia falhas dos procedimentos anteriores.

A qualidade dos aviamentos, a mistura de fibras e os enfeites das roupas costumam ser problemas para as lavanderias, bem como a falta de estabilidade dimensional e encolhimentos.

Maiores detalhes: http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/a-historia-do-jeans-compreenda-a-industria-da-moda-da-materia-prima-ao-produto-final-parte1/

Nenhum comentário: